O que você espera da Educação à distância?
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VALE A PENA?
DE 2000 PARA CÁ, A CHAMADA EAD CRESCEU 45.000% EM NÚMEROS DE ALUNOS NO PAÍS. MUITA GENTE, NO ENTANTO, AINDA FICA DE PÉ ATRÁS COM QUEM TIROU DIPLOMA DE PEDAGOGIA OU LICENCIATURA NESSA MODALIDADE DE ENSINO. PARA AVALIAR SE ISSO É PURO PRECONCEITO, VEJA O QUE É MITO E VERDADE NESSA ÁREA
Para quem mora longe de uma universidade ou não pode ir à aula todos os dias, a Educação a distância (EAD) parece ideal. Por isso, ela tem conquistado tanto espaço. Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008, havia 1.752 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu com 786.718 matriculados, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). A modalidade de ensino usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e turmas. Assim, quem é de Ribeirão Cascalheiras, a 900 quilômetros de Cuiabá, por exemplo, pode se formar em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que mantém um polo na cidade.
As experiências no ensino a distância por aqui começaram no início do século 20, com cursos profissionalizantes por carta, rádio e, mais tarde, pela TV. Só com a internet e a banda larga, eles se tornaram viáveis na graduação e na pós.
Apenas recentemente começamos a apostar na EAD como uma saída para suprir a demanda por formação superior no país. Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação inicial de professores da Educação Básica pública, além de formação continuada aos graduados. Por meio de parcerias entre 38 universidades federais, a UAB oferece 92 opções de extensão, graduação e pós-graduação.
Poucos formados e falta de fiscalização preocupam
Estudo de 2007 capitaneado por Dilvo Ristoff, então diretor do Departamento de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), comparou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/2006) nas modalidades presencial e a distância. Das 13 áreas em que o confronto foi possível, os de EAD se saíram melhor em sete: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática e Ciências Sociais, além de Administração e Turismo. Isso mostra que o fato de as aulas serem a distancia não significa que elas sejam de pior qualidade.
No entanto, é forte a desconfiança no mercado de trabalho em relação aos egressos dessa modalidade. Isso, em parte, por haver poucos diplomados. Dados do Inep revelam que, enquanto a graduação presencial formou 736.829 profissionais em 2006, o ensino a distância contabilizou apenas 25.804. Esse contingente ainda é pequeno para que as redes avaliem a competência deles.
Além disso, especialistas apontam graves problemas na forma como a EAD tem sido conduzida no país. No estudo Professores do Brasil: Impasses e Desafios, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a coordenadora Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas (FCC), relata que o governo federal ainda não dispõe de aparato suficiente para acompanhar, supervisionar e fiscalizar os cursos, fato que comprometeria sua qualidade. Outro ponto frágil da política governamental, segundo o trabalho, seria a pouca verba destinada aos tutores (que acompanham a aprendizagem dos grupos), feito por meio de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que tornaria a qualificação dos profissionais precária.
Para não entrar em uma arapuca, o importante é avaliar as opções antes de se decidir. O documento Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), indica o que você tem direito de saber antes de se matricular:
- Métodos de ensino da universidade
- Tecnologias usadas
- O tipo de material didático usado
- Os tipos de interação disponíveis
- Quanto tempo leva para o tutor responder às dúvidas.
Outra medida importante é verificar se a instituição está credenciada, se é reconhecida e se já foi fiscalizada. Para isso, basta pesquisar no site siead.mec.gov.br, que traz as instituições que oferecem graduação e pós lato sensu a distância.
Tão importante quanto essas medidas é analisar se o modelo preenche suas necessidades e se é adequado ao seu perfil (faça o teste para saber se você tem o perfil do aluno a distância). Muito se diz sobre a EAD, mas nem tudo pode ser levado a sério. Para ajudar você a conhecer melhor essa modalidade, selecionamos as 16 afirmações mais comuns sobre ela e, com base em estudos, estatísticas e opiniões de renomados especialistas, esclarecemos o que é mito e o que é verdade.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/vale-pena-entrar-nessa-educacao-distancia-diploma-prova-emprego-rotina-aluno-teleconferencia-chat-510862.shtml
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS
“Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
(Artigo XIX da Declaração dos Direitos Humanos).
(Artigo XIX da Declaração dos Direitos Humanos).
Rede Social PONTO POR PONTO
PONTO POR PONTO - Espaço de Comunicação Compartilhada é uma das ações dentro dos programas e projetos de Tecnologia da Informação e Educação a Distância do Instituto Paulo Freire. Vale dar uma olhada.
É uma rede social que reúne Pontos de Cultura, instituições e pessoas interessadas na constituição de uma comunicação compartilhada, colaborativa e democrática que permeia o interesse e o trabalho desses grupos sobre diversas temáticas. Desenvolvida em software livre - plataforma Noosfero – com a intenção de contribuir com o aprimoramento técnico de projetos colaborativos, é uma iniciativa do Pontão de Cultura Instituto Paulo Freire, em parceria com o Ministério da Cultura. Por que Ponto por Ponto? Entendemos que o nome traduz as diferentes formas de interação entre os Pontos espalhados pelo Brasil, conectados de forma sistêmica em redes de colaboração, sem hierarquia, mas com responsabilidades compartilhadas. A vida da rede social e o seu dinamismo são frutos de relações de agentes que têm experiências, afinidades e/ou interesses em comum, mas que prezam a diversidade nas suas mais variadas manifestações. Aberta, ela se consolida quando os seus participantes se apropriam e interagem de forma livre, colaborativa, solidária e compartilhada, promovendo o intercâmbio de conhecimento, para além da plataforma tecnológica.
http://www.paulofreire.org/Programas/PontoPorPontoEspacoDeComunicacaoCompartilhada
É uma rede social que reúne Pontos de Cultura, instituições e pessoas interessadas na constituição de uma comunicação compartilhada, colaborativa e democrática que permeia o interesse e o trabalho desses grupos sobre diversas temáticas. Desenvolvida em software livre - plataforma Noosfero – com a intenção de contribuir com o aprimoramento técnico de projetos colaborativos, é uma iniciativa do Pontão de Cultura Instituto Paulo Freire, em parceria com o Ministério da Cultura. Por que Ponto por Ponto? Entendemos que o nome traduz as diferentes formas de interação entre os Pontos espalhados pelo Brasil, conectados de forma sistêmica em redes de colaboração, sem hierarquia, mas com responsabilidades compartilhadas. A vida da rede social e o seu dinamismo são frutos de relações de agentes que têm experiências, afinidades e/ou interesses em comum, mas que prezam a diversidade nas suas mais variadas manifestações. Aberta, ela se consolida quando os seus participantes se apropriam e interagem de forma livre, colaborativa, solidária e compartilhada, promovendo o intercâmbio de conhecimento, para além da plataforma tecnológica.
http://www.paulofreire.org/Programas/PontoPorPontoEspacoDeComunicacaoCompartilhada
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
PEDAGOGIA DA AUTORIA
"Especialistas em educação são unânimes em reconhecer que as novas tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram a educação a distância, possibilitando interações que abrem caminho para processos educacionais com elevado padrão de qualidade e que se refletem na educação presencial, dando-lhe uma nova dinâmica."
Neves, Carmen Moreira de Castro Neves. Pedagogia da Autoria.
Neves, Carmen Moreira de Castro Neves. Pedagogia da Autoria.
sábado, 19 de dezembro de 2009
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Atualmente, estamos vivenciando um tempo de grandes informações tecnológicas que estão ao alcance de qualquer pessoa. Desde que a Internet se popularizou e devido ao grande avanço da EaD, faz-se necessário implementar ferramentas pedagógicas que possibilitem uma maior interação entre aluno e professor, tornando a ligação entre ambos mais estreita.
Com o avanço da EaD, formaram-se as comunidades virtuais de aprendizagem. Para atingir seus objetivos educacionais, essas comunidades necessitam de princípios de comportamento que favoreçam a aprendizagem, como a construção coletiva e a existência de interesse mútuo, assim como de regras de resolução de conflitos, permitindo que as simples agregações eletrônicas de pessoas tornem-se uma comunidade virtual de aprendizagem.
Para facilitar a criação das comunidades, surgiram diversos softwares de agregação pessoal. Muitos desses softwares trazem consigo discussões pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias educacionais utilizando canais de interação, possibilitando fácil manuseio e controle de aulas, discussões, apresentações e outras atividades de forma virtual.
Mozzer, Luciene Domenici. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: conceitos e estratégias de comunicação.
Assim nosso grupo criou este espaço de discussão. Para que nós possamos falar das nossas experiências e que você possa também dar a sua contribuição.
FELIZ NATAL
Nuvem de esperança
"Na festa e com o espírito natalíno formam-se nuvens de esperança num céu de bondade, Em cada coração há uma enorme desejo de felicidade e alegria! Lares se iluminam numa magia sem qualquer maldade, Iniludível, apenas o amor engrandece este lindo e peculiar dia...Zelando totalmente pela nossa total paz e harmonia! No íntimo de cada um de nós está o sentimento mais puro, Aquele que norteia o significado verdadeiro da comemoração, Todos sabem que Jesus é o nosso salvador e o porto seguro, Aquarela de todas as emoções num só bondoso coração, Liberando em todos nós as bençãos da confraternização!"
Turma um feliz Natal a todos um grande abraço!
Christiani
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
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