O que você espera da Educação à distância?

sábado, 19 de dezembro de 2009

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Atualmente, estamos vivenciando um tempo de grandes informações tecnológicas que estão ao alcance de qualquer pessoa. Desde que a Internet se popularizou e devido ao grande avanço da EaD, faz-se necessário implementar ferramentas pedagógicas que possibilitem uma maior interação entre aluno e professor, tornando a ligação entre ambos mais estreita.
Com o avanço da EaD, formaram-se as comunidades virtuais de aprendizagem. Para atingir seus objetivos educacionais, essas comunidades necessitam de princípios de comportamento que favoreçam a aprendizagem, como a construção coletiva e a existência de interesse mútuo, assim como de regras de resolução de conflitos, permitindo que as simples agregações eletrônicas de pessoas tornem-se uma comunidade virtual de aprendizagem.
Para facilitar a criação das comunidades, surgiram diversos softwares de agregação pessoal. Muitos desses softwares trazem consigo discussões pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias educacionais utilizando canais de interação, possibilitando fácil manuseio e controle de aulas, discussões, apresentações e outras atividades de forma virtual. 
Mozzer, Luciene Domenici. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: conceitos e estratégias de comunicação.


Assim nosso grupo criou este espaço de discussão. Para que nós possamos falar das nossas experiências e que você possa  também dar a sua contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário